Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Camarea elongata Mamede VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 08-03-2012

Criterio: B1ab(i,ii,iii)+2ab(i,ii,iii)

Avaliador: Diogo Marcilio Judice

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Camarea elongata é uma espécie bem amostrada em sua área de ocorrência. É endêmica dos Campos Rupestres da região central do Estado da Bahia, com EOO de 16.303,61 km². Na região do Morro do Chapéu, o desmatamento causado por atividades agriculturais e retirada de lenha, as queimadas, a retirada ilegal de areia, a regularização fundiária e a ocupação irregular de terras são os principais conflitos ambientais e devem contribuir para a perda de qualidade de hábitat da espécie. Livramento de Nossa Senhora, além de fazer parte do circuito do ouro, é uma região onde a agropecuária sempre foi uma atividade rentável. Estima-se que a EOO e a AOO estejam em declínio contínuo. Dessa forma, a espécie foi categorizada como "Vulnerável" (VU).

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Camarea elongata Mamede;

Família: Malpighiaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Camarea elongata é uma espécie muito próxima de C. axillaris, por apresentar sistema subterrâneo do tipo rizoma, filotaxia verticilata, cincinos unifloros e samarídeos recobertos de acúleos com a ala dorsal pouco desenvolvida. Diferem-se por C. elongata possuir 3-carpelos e C. axillaris 4-carpelos. Além do número dos carpelos, C. axillaris possui folhas 3-verticiladas (ou até opostas) e entrenós apicais curtos (Mamede, 1990).

Dados populacionais

Não há dados populacionais disponíveis para esta espécie.

Distribuição

Espécie endêmica dos campos rupestres do Morro do Chapéu, MG (Mamede, 1990).

Ecologia

Camarea elongata é um subarbusto pouco ramificado, com ramos delicados e decumbentes, cilíndricos e pilosos no ápice. Folhas ovais sésseis, 4-verticiladas. Flores amarelas em cincinos unifloros, axilares ou solitários. Frutos samarídeos. Ocorre em áreas de campos rupestres (Mamede, 1990).

Ameaças

1.7 Fire
Severidade high
Detalhes O Parque Nacional da Chapada Diamantina (BA), região onde a espécie ocorre, sofre de constantes queimadas. Por exemplo, em 2005 em apenas dois meses de seca, foram queimados cerca 10% de área do Parque (Neves; Conceição, 2010).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes A SEMA descreve como os principais conflitos ambientais da região do Morro do Chapéu o desmatamento (gerado principalmente por atividades agriculturais e retirada de lenha), queimadas, retirada ilegal de areia, regularização fundiária, ocupação irregular de terras (SEMA, 2009).

Ações de conservação

1.2.1.2 National level
Situação: on going
Observações: "Dados Deficientes" (DD), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Brasil (MMA, 2008).

Referências

- MAMEDE, M.C.H. Revisão do gênero Camarea Saint-Hilare (Malpighiacaea). Hoehnea, v. 17, n. 1, p. 1-34, 1990.

- MAMEDE, M.C.H. Camarea elongata (Malpighiaceae) - uma nova espécies de Morro do Chapéu, Bahia, Brasil. Bolm Botânica, v. 12, p. 1-6, 1990.

- MAMEDE, M.C.H. Diplopterys in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/FB008858>. Acesso em: 20/08/2011.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- NEVES, S. P. S.; CONCEIÇÃO, A. A. Campo rupestre recém-queimado na Chapada Diamantina, Bahia, Brasil: plantas de rebrota e sementes, com espécies endêmicas na rocha. Acta Botanica Brasilica, v. 24, n. 3, p. 697-707, 2010.

Como citar

CNCFlora. Camarea elongata in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Camarea elongata>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 08/03/2012 - 15:11:18